sexta-feira, 14 de junho de 2013

II Encontro Mar e Serra no Sotavento Algarvio

II Encontro Mar e Serra no Sotavento Algarvio






No fim de semana de 9 e 10 de Abril de 2011, decorreu mais um evento da nossa Confraria.
Organizado pelos Confrades António Gomes, Henrique Gonçalves e Filipe Gomes, este fim de semana gastronómico, decorreu de forma excelente.
À chegada da nossa Confraria a terras algarvias, mais propriamente à Praia da Altura, fomos presenteados com uma recepção na Pastelaria Broadway, para nos refrescarmos antes de seguirmos para o almoço serrano.


O almoço foi na Casa de Pasto Rodrigues, em Cabaços - Alcoutim. A base do almoço foram os produtos da serra: presunto, queijo, chouriço. De entrada, Galinha caseira guisada e cozido de grão com carne de porco caseiro .As sobremesas: Filhozes, Empanadilhas, Tarte de laranja, Tarte de amêndoa, Bolo de Alfarroba, Amêndoas e Figos, Laranjas, medronho e outras iguarias. Acompanhou vinho caseiro de produtor local.

















Seguiu-se um passeio serrano em direcção a Sul, onde se pode observar a magnifica paisagem que a serra nos oferece, com algumas paragens técnicas e hidráulicas!!



O jantar estava reservado, para o Restaurante "Fernando", em Altura. Entradas diversas, com polvo, carapaus alimados, depois Filetes de Tamboril com arroz de coentros e a terminar lombinhos de porco frito em azeite e alho. Sobremesas algarvias, fruta e café.
Muito embora, nem tudo tivesse correspondido às expectativas.









À semelhança do ano passado, a dormida foi no Eurohotel Altura, onde já com a remodelação terminada, encontrámos um espaço renovado, bastante agradável e com uma maravilhosa vista para o mar.


Iniciámos o dia de Domingo, com um passeio pela aldeia de Cacela Velha, seguindo depois para Cabanas.




O almoço de Domingo decorreu na casa do Confrade António Gomes, no "Vasco's Pub", que mais uma vez nos recebeu de "braços abertos", como é seu apanágio.
Para começar tínhamos de ajudar na confecção do almoço!

Caldeirada de peixe, feita pelo Sr. Filipe (pescador) e depois carne de porco preto assada na brasa. Antes tínhamos Gambas frescas cozidas e favas sapatadas, tudo acompanhado de bom vinho e cerveja fresca.
De sobremesa, filhozes e fritos, Bolo de Côco, Bolo de Noz e Maçã, leite creme, Bolos de Amêndoa, folares, doces regionais e pampilhos.












Sem comentários:

Enviar um comentário